sexta-feira, 11 de março de 2011

Tremores (terremoto) e Tsunami no Japão



Terremoto e Tsunami no Japão
Maior terremoto da história atinge o Japão. 


Nessa madrugada, aproximadamente as 2:46 da manhã (tarde no Japão) um terremoto massivo atingiu a ilha asiática no território da província de Miyagi causando Tsunami em amplas áreas do Pacífico. Segundo a Agência de Meteorologia japonesa, o terremoto atingiu a maior marca registrada em seu país, cerca de 8,8 graus.

Os alertas de Tsunami foram enviados de Hokkaido até Tokushima afirmando que as ondas chegaram a 10 metros de altura. A cidade de Sendai, em Miyagi foi a mais atingida e já contabiliza mais de 300 mortos, a maioria por afogamento.

Durante 40 minutos após o tremor iniciail, três outros terremotos de escala máxima atingiram regiões próximas ao nordeste e centro japonês. Menos de uma hora depois, um Tsunami com ondas superiores a 7,3 metros atingiu o porto de Soma, na provincia de Fukushima onde a policia local ordenou a retirada em massa de seus habitantes. Uma hora depois, as ondas de 4,2 metros aproximadamente atingiram as provincias de Ibaraki e Iwate.

É dificil avaliar a extensão dos danos causados pelos terremotos e Tsunamis que atingiram o país, há relatos de mortos e feridos em diversas províncias, em Miyagi há noticias de que mais de 20 pessoas estariam ilhadas.

Em diversos pontos houve registros de incêndios, tendo destaque em Chiba, onde uma refinaria da empresa petrolífera Cosmo Oil pegou fogo após vazamento de gás causado pelo tremor. Os aeroportos da cidade foram fechados e os trens-balas estão fora de funcionamento.

Não há registros de feridos ou mortos brasileiros, muitos entraram em contato com seus familiares no Brasil. A maioria mostrou-se assustado com o que ocorreu, mas, não tem intenções de voltar ao país mesmo com alertas de possíveis terremotos que possam atingir o país. Segundo o Instituto de Meteorologia do Japão, é possível que novos terremotos venham a atingir a ilha.

Outras cidades como Tóquio também sentiram tremores, os prédios da capital remeram por vários minutos, lembrando que o Japão é um país que sofre constantemente com terremotos, onde a maioria dos prédios usa um sistema de amortecedor que fica entre as bases de sustentação do edifício. Esses amortecedores absorvem grande parte do impacto provocado pelos tremores. Assim a probabilidade do edifício sofrer rachaduras ou abalos estruturais diminui sensivelmente. Há “boatos” de que ainda está ocorrendo tremores de 5 em 5 minutos na terra do sol nascente.

China, Rússia, Taiwan, Indonésia, e Filipinas emitiram alerta de Tsunamis para algumas regiões de seus países. Áreas costeiras banhadas pelo Pacifico, incluindo a Costa Oeste dos EUA e alguns países da América do Sul chegaram a emitir um alerta apenas por precaução.

Fonte: NHK World
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário