sexta-feira, 3 de junho de 2011

As Crônicas de Narnia



As Crônicas de Narnia
Autor: C. S. Lewis
Tradução: Paulo Mendes Campos
Martins Fontes.

As Crônicas de Narnia (The Chronicles of Narnia) é uma série de sete livros de romances criada por Clive Staples Lewis para o publico infantil. A obra teve mais de 120 milhões de cópias vendidas em mais de 40 idiomas diferentes.

Criado entre 1949 e 1954, a série já foi adaptada para cinemas, rádio, televisão, porém, na maioria das vezes parcialmente. Misturando mitologia grega e nórdica, As Crônicas de Narnia são caracterizadas por seu tema cristão, o que difere de outras franquias como A Bússola de Ouro.

Inicialmente o autor planejou criar as ilustrações e colocar em seus livros, porém, antes de lançar decidiu deixar as ilustrações a cargo de Pauline Baynes, mesmo ilustradora do ultimo livro de J. R. R. Tolkien, autor da série O Senhor dos anéis.

No Brasil, a série foi lançada inicialmente pela ABU Editora, mas era totalmente desconhecido no país. O sucesso da série veio com o filme As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa. O que fez com que os livros liderassem o ranking de vendas no Brasil.

Entre os fãs existem duas ordens para se ler o livro, a primeira é a ordem cronológica dos eventos em Narnia, e a segunda é a ordem em que foram publicados pelo autor. Essa segunda forma de acordo com os fãs, tornam a história como um todo mais coerente.

Ordem de Publicação:

- O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa.
- Príncipe Caspian
- A Viagem do Peregrino da Alvorada
- A Cadeira de Prata
- O Cavalo e seu Menino
- O Sobrinho do Mago
- A Ultima Batalha

Ordem Cronológica

- O Sobrinho do Mago
- O Leão, A Feiiceira e o Guarda Roupa.
- O Cavalo e seu Menino
- Príncipe Caspian
- A Viagem do Peregrino da Alvorada
- A Cadeira de Prata
- A Ultima Batalha

Apesar das inúmeras adaptações para outras mídias, entre os livros da série, O Cavalo e seu Menino, O Sobrinho do Mago e A Ultima Batalha não tiveram adaptações para os cinemas nem em outras formas de divulgação.

Link Para os Livros da série em .Doc










Imagem: Divulgação

4 comentários:

  1. mais uma pergunta ! quando os outros filmes estreiam no cinema no brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes vem sendo lançado pela ordem de publicação dos livros.
      A Cadeira de Prata já foi anunciado e teve seu roteirista definido recentemente.
      Mas assim como houve rumores no ultimo filme (O Peregrino da alvorada) pode ser o ultimo, já que a franquia vem sobrevivendo sem obter os lucros esperados.

      Excluir
  2. Vai lançar "A Última Batalha" como filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É provável que não, se tomarmos como referencia a bilheteria obtida pela franquia. Para surpresa dos fãs, foi anunciado A Cadeira de Prata, porém, pode ser que esta seja a ultima chance da franquia obter o arrecadamento esperado

      Excluir