sexta-feira, 6 de maio de 2011

Alice no País das Maravilhas



Alice no País das Maravilhas
Clássico está próximo de completar 150 anos.

Tudo começou em 1862, durante um passeio pelo rio Tamisa, Charles Lutwidge resolve improvisar uma história e contar para Lorina, Edith e Alice Liddell, filhas de Henry George, vice-chanceler da universidade de Oxford. Devido ao fato do Chanceler ser decano da Igreja de Cristo, sua história foi baseada em lugares da catedral de Ripon. Como por exemplo, o Buraco do Coelho (Rabbit Hole) que simbolizava a escadaria da igreja. 2 anos depois a história foi manuscrita para Alice, uma das irmãs que ouvira a história anteriormente.

Em 1865 no dia 4 de julho, exatamente 3 anos após o passeio em que conhecera Alice, a primeira edição foi lançada. Essa edição contava com o dobro da história contida no manuscrito original que foi entregue para Alice Liddell. Durante a vida do autor, foram ao todo mais de 180 mil cópias vendidas e traduções para 125 línguas diferentes. Porém, a versão americana não eve seus direitos autorais reconhecidos.

Em 1871, Charles conhece outra Alice e conta outra história, que originaria na continuação Alice no Outro Lado do Espelho que conseguiu superar a versão original.

Essa versão muitas vezes é confundida muitas vezes com a primeira devido as inúmeras adaptações que tentam misturar as duas versões, exemplo disso é Jabberwocky, que foi incluído na ultima versão produzida para os cinemas e que faz parte somente do livro Alice no Outro Lado do Espelho (Alice Através do Espelho).

Ao todo Alice foi adaptada para os cinemas no mínimo em 22 ocasiões, sempre com o nome Alice no País das Maravilhas, sendo a última feita por Tim Burton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário